terça-feira, 5 de maio de 2009

REGULAMENTO DO PROJETO DE EXTENSÃO “Jornalista por uma semana”, em parceria com o Jornal do Dia

Como forma de incentivar a produção dos acadêmicos de comunicação social – Jornalismo e prestar um serviço à comunidade amapaense, o curso de Comunicação Social da SEAMA, através da habilitação em Jornalismo, com o apoio do Jornal do Dia, propõe o projeto de extensão “Jornalista por uma semana”.

      De caráter permanente, o projeto experimental visa fazer um concurso para um aluno de Jornalismo acompanhar a rotina de trabalho do Jornal do Dia por uma semana. O projeto acontecerá uma vez por mês.

     Este projeto foi criado e é mantido pela Coordenação de Comunicação Social, através das Coordenadora prof. Me. Roberta Scheibe e do Jornal do Dia, através da editora-chefe, a jornalista Patrícia Leal. O intuito é mostrar a prática jornalística e, ao mesmo tempo, a realidade de trabalho do meio jornalístico no Amapá. O principal objetivo é estimular o gosto pelo Jornalismo.  

Regulamento do Jornalista por uma semana (em tópicos):

  1. Estão aptos a participar os alunos de todos os semestres dos cursos de Comunicação Social - Jornalismo da faculdade SEAMA, que estejam regularmente matriculados até a data final da seleção.
  2. O principal critério para a escolha do Jornalista por uma Semana será a qualificação do aluno enquanto participação em sala de aula, conhecimento das matérias discutidas e esforço do aluno para aprender questões práticas da profissão. O aluno deverá enviar o currículum vitae. A banca, composta por três (03) professores de Comunicação, escolherá o “melhor” neste critério. O segundo juízo serão as notas dos alunos disponibilizadas no histórico escolar. Os alunos com as melhores notas também serão escolhidos. Este é um critério de estímulo ao estudo e uma premiação aos melhores alunos. Na hora da escolha, os professores deverão levar em conta os dois critérios.
  3. O Jornalista por Uma Semana acontecerá uma vez por mês, com o apoio do Jornal do Dia.
  4. Os currículos, com o histórico acadêmico do aluno deverão ser entregues na Coordenação de Comunicação Social até o último dia do prazo divulgado. Será formada uma banca de 03 professores do curso para a seleção do melhor aluno dentro dos dois critérios estabelecidos.
  5. Após a divulgação do aluno escolhido, a Coordenação de Comunicação Social repassará o nome ao Jornal do Dia, que se responsabilizará mostrar a realidade do meio jornalístico ao aluno pelo período de 1 semana.
  6. O jornal do Dia fornecerá o certificado contendo o número de horas trabalhadas/acompanhadas pelo aluno. Este poderá servir como ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
  7. O aluno escolhido DEVERÁ CUMPRIR NA ÍNTEGRA a agenda de atividades determinada pelo Jornal Do Dia, no momento da apresentação do aluno ao Jornal.
  8. O Jornalista por um Dia é voluntário.
  9. Casos omissos serão julgados pela coordenação de Comunicação Social da Faculdade Seama e pela editora-chefe do Jornal do Dia, Patrícia Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário